Post Top Ad

Dieta Low Carb

dieta low carb

A obesidade é uma doença crônica cada vez mais presente em adultos. Somente na última década, houve um aumento de 32% de casos relacionados ao problema, o que estimula o surgimento de novas dietas que prometem grandes reduções de peso. Algumas delas têm uma concentração menor de carboidrato e maior em proteínas. São as chamadas Dieta Low Carb. Citamos aqui alguns exemplos das que apresentam esse tipo de distribuição dos macronutrientes.

Dieta Low Carb | Dr. Atkins

Na dieta do Dr. Atkins, está liberado totalmente o consumo de gordura e proteínas. Essa opção, por outro lado, restringe os carboidratos, cuja cota varia de 15g a 60g, e proíbe ingredientes à base de açúcar. A quantidade de carboidratos é estipulada conforme a fase da dieta, que é dividida em três fases (indução, continuação e manutenção). Outra característica é que ela é pobre em vitaminas, minerais e fibras.

Dieta Low Carb | South Beach

A dieta de South Beach é uma versão mais branda. Ela estimula que se comam gorduras monoinsaturadas (nozes, castanhas, azeite de oliva). Além disso, admite o consumo moderado de carnes e queijos magros e frango sem pele.
A partir da terceira semana, possibilita a inclusão de várias frutas, leite desnatado, carboidratos complexos e até vinho com moderação.
Já a dieta da USP prevê uma combinação diferente de alimentos e deve ser seguida por duas semanas. Recomenda muita proteína e quase nenhum carboidrato. Presuntos, ovos e café preto sem açúcar são os ingredientes principais.

Dieta Low Carb | Dieta Dukan

Dieta Dukan: prioriza o consumo de proteínas e é dividida em quatro etapas
• 1ª: Fase de ataque – Só é permitido comer alimentos ricos em proteínas.
• 2ª: Alguns legumes e verduras são introduzidos, mas não é permitido comer nenhum carboidrato.
• 3ª: Etapa de manutenção – É permitido comer carnes, legumes, verduras; e acrescentam-se duas porções de frutas por dia, duas fatias de pão integral e uma porção de 40g de queijo, de qualquer tipo.
• 4ª: Manter a forma – É preciso reservar um dia por semana para se comer somente carnes e leite desnatado.
Além disso, fazer 20 minutos de exercício físico diários, abandonar o elevador e subir e descer sempre de escadas. Ingerir três colheres de farelo de aveia por dia, sempre.

Alguns questionamentos em relação a esse tipo de dieta:
• A perda de peso seria pela alimentação restrita, com a proibição de carboidratos.
• A dieta do Dr. Atkins e a dieta convencional foram comparadas em um estudo de 12 semanas. A primeira parece favorecer a relação LDL-colesterol/HDL-colesterol. No entanto, acredita-se que as frações HDL-C e LDL-C modificadas sejam menos protetoras e mais adipogênicas, o que ainda deve ser investigado.
• De acordo com essas dietas, a insulina seria responsável por maior acúmulo de gordura, maior retenção hídrica, aumento de triglicérides e maior risco de doenças cardiovasculares. A insulina seria reduzida com a diminuição de carboidratos, mas outros estudos afirmam que ela tem uma função essencial no controle do gasto energético, na fome, na indução de saciedade e na regulação de leptina.
• Complicações de dietas pobres em carboidratos e ricas em gordura podem ser variadas como deficiência vitamínicas, alteração da função cognitiva, aumento dos níveis de LDL-C e da taxa de filtração glomerular diminuídas. No longo prazo, nefrolitíase, osteoporose e progressão da insuficiência renal crônica.

Uma revisão bibliográfica sobre os vários tipos de dieta mostrou que a perda de peso não depende da composição de macronutrientes.

Ela ocorre devido à restrição energética. Para o tratamento da obesidade, é seguro afirmar que dietas hipocalóricas, balanceadas e individualizadas, promovem resultados mais eficazes e duradouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad